SysAGA chega à terceira versão

No dia 15 de julho entrará no ar a versão 3 do SysAGA, o sistema do Comando da Aeronáutica dedicado ao gerenciamento dos processos da área de aeródromos.  Além de melhorias e de correções de erros, a nova versão representa o ingresso de dados estruturados de aeródromos. Isto é, a nova versão do SysAGA criou condições para a construção de um amplo banco de dados estruturados referentes aos aeródromos públicos e privados localizados no território nacional. Esses dados, informados pelos administradores aeroportuários, se referem às características do aeródromo, como dimensões e elevação da pista, e servem como uma base confiável para a realização de outros serviços digitais.

O SysAGA 3 contém uma importante mudança de abordagem pois, até então, o foco do sistema eram os diferentes processos, como, por exemplo, Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA). A partir da versão atual, os aeródromos propriamente ditos passam a ser o carro chefe do SysAGA. Dessa forma, a busca por informações passa a ser mais ágil e racional, valorizando os aeródromos em relação aos procedimentos administrativos, que são uma coisa temporária.

Outra vantagem é que os dados passaram a ser validados na entrada, isto é: o sistema tem condições de verificar se existe algum erro na informação prestada pelo solicitante. Por exemplo, caso o usuário informe uma coordenada geográfica referente a um aeródromo que esteja fora do território nacional ou um comprimento de pista incompatível com as dimensões preconizadas, o SysAGA identificará os erros e não aceitará esses dados.

Caso o usuário encontre algum erro no sistema, pode informar por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na área Operacional e categoria Produtos Digitais. O acesso ao SAC está disponível nesta Central de Ajuda.