O que é GEILOC?

É um sistema, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que tem como finalidade gerenciar o indicador de localidade, que é um código constituído por um conjunto de quatro letras para identificar um aeródromo ou um determinado espaço aéreo (Região de Informação de Voo ou Área de Controle Terminal).

Por exemplo, o código SBSP identifica o aeródromo de Congonhas e SBXP se refere ao espaço aéreo da área de controle terminal de São Paulo.

Além disso, o GEILOC gerencia também o Código DECEA que foi criado em 2021 para identificar localidades desprovidas de estações do Serviço Fixo Aeronáutico, ou seja, devido à escassez de indicadores de localidade ICAO em função da crescente quantidade de processos de homologação de novos aeródromos e helipontos . O código DECEA é um conjunto de códigos alfanuméricos onde os dois primeiros caracteres serão: SD, SN, SS, SW, SI ou SJ, e o terceiro e o quarto caracteres serão: dois números, uma letra e um número ou um número e uma letra, por exemplo: SW26, SNP4 ou SD9J.

A relação completa desses códigos pode ser encontrada no Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (Rotaer), disponível na AISWEB. (https://aisweb.decea.mil.br/).

Esse artigo foi útil?

Artigos Relacionados