O que é e para que serve o Reporte de Condição de Pista (RCC, RCR ou RwyCC)?

O Reporte de Condição de Pista (RCC, RCR ou RwyCC) é uma classificação preconizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que tem como objetivo reunir informações sobre as pistas do aeródromo, no que se refere ao seu estado para utilização. 

Este tipo de categorização abrange as diferentes condições meteorológicas, provocadas, por exemplo, por chuva, gelo, neve ou geada.


Essas condições meteorológicas são tratadas pela OACI e pelo Grupo Regional de Aviação de Segurança – Pan America (RASG-PA) como fatores de contaminação da pista, que podem afetar a capacidade de frenagem e aceleração e, consequentemente, de controle da aeronave.

Como funciona

De acordo com o PANS – Aerodromes (Doc. 9981 da OACI), compete ao operador aeroportuário avaliar a condição da superfície da pista. Caso seja identificado algum contaminante (como água, neve, lama, gelo ou geada), é gerado o Código de Condição de Pista (Runway Condition Code – RCC ou RwyCC) e uma descrição da superfície da pista, formando o RCR (Runway Condition Report). Esse procedimento é realizado para cada terço da pista por um avaliador capacitado.

Em seguida, o RCC é passado ao órgão de serviço de tráfego aéreo, que o transmitirá aos pilotos, por meio do ATIS (Sistema Automático de Informação Terminal), para que avaliem qual a performance requerida para operação.

A metodologia GRF, formato de notificação global harmonizado (Global Reporting Format), prevê também que pilotos realizem o Reporte de Ação de Frenagem (Report Braking Action). Ao identificarem divergências entre o RCC e o RBA, um novo código poderá ser atribuído até que seja realizada uma nova avaliação das condições da superfície da pista. As informações geradas são salvas em uma base de dados, possibilitando análises posteriores.
A AISWEB, fonte oficial de informações aeronáuticas do Comando da Aeronáutica, disponibiliza o Reporte de Condição de Pista do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba-PR, onde está sendo desenvolvido o projeto piloto.

Com informações da ANAC.

Esse artigo foi útil?

Artigos Relacionados