Como ter acesso às atualizações do aplicativo FPL-BR – módulo EFB?

Por meio da seção “Atualizações” é possível consultar a situação de atualização das cartas de procedimentos e dados do ROTAER no aplicativo. As cartas possuem 3 situações possíveis:

Pendente – as cartas da emenda de referência estão disponíveis para download, mas ainda não foram gravadas no dispositivo;

Realizado – as cartas da emenda de referência foram gravadas no dispositivo e podem ser consultadas mesmo sem conexão com a internet.

IMPORTANTE: serão exibidas pelo aplicativo sempre as cartas pertencentes a emenda vigente. Baixar as cartas de uma emenda futura é importante para garantir que quando a emenda entrar em vigor, não seja necessário efetuar o download, permitindo que o aplicativo exiba as novas cartas instantaneamente.

• Vencido – o dispositivo se encontra offline e as cartas armazenadas localmente não pertencem ao período vigente. Caso o usuário já tenha a emenda futura em seu dispositivo, o aplicativo questiona se o usuário já deseja exibir as novas cartas (processo que, caso confirmado, é irreversível).

Veja a imagem a seguir que mostra um exemplo de situação das cartas.

Para baixar as cartas de uma emenda, basta selecionar o ícone “download”. O download será iniciado e uma barra de progresso exibida.

Em relação à situação das informações aeronáuticas e viradas de emenda, quatro situações podem ocorrer durante a inicialização do aplicativo:

  • Aplicativo possui conexão com a internet, e possui a emenda futura já baixada e atualizada – neste caso, na data da virada da emenda, o aplicativo atualizará os dados automaticamente, passando a exibir apenas as informações válidas.
  • Aplicativo NÃO possui conexão com a internet, e possui a emenda futura já baixada e atualizada – neste caso, na data da virada da emenda, o aplicativo questionará se o usuário deseja que os dados sejam atualizados, pois o processo é irreversível. Em caso de aceite, apenas as informações válidas passarão a ser exibidas.
  • Aplicativo possui conexão com a internet, e NÃO possui a emenda futura já baixada e atualizada – neste caso, o aplicativo forçará o usuário a atualizar os dados para que possa consultar as cartas aeronáuticas.
  • Aplicativo NÃO possui conexão com a internet, e NÃO possui a emenda futura já baixada e atualizada – neste caso, na data da virada da emenda, o aplicativo alertará de que os dados estão possivelmente desatualizados e questionará se o usuário deseja utilizá-lo assim.

Por fim, se os dados da emenda vigente ou da próxima emenda já baixados forem alterados antes do período da virada (situação não cotidiana), o aplicativo exibirá uma informação de que dados foram modificados e questionará se o usuário deseja atualizar os dados.

Outra função nesta sessão é a de realizar o “Download” das Cartas Opcionais. Para isso, basta habilitar a opção “Cartas Opcionais”. O aplicativo irá informar o tamanho do “Download” e perguntar se o usuário quer prosseguir. Se for selecionado “Confirmar”, as Cartas Opcionais começarão a ser baixadas.

Esse artigo foi útil?

Artigos Relacionados