Como preencher o formulário de Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica?

Para acesso ao formulário SDIA, digitar o e-mail e senha informados no momento do cadastro.

Após acessar o sistema é possível, então, preencher uma Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica (SDIA) em seis passos, conforme descritos abaixo:

PASSO 1 – ASSUNTO

Selecionar o assunto relacionado com sua necessidade de divulgação.

Importante: os assuntos listados estão relacionados com a competência prevista para cada tipo de originador cadastrado, conforme ICA 53-4

PASSO 2 – LOCALIZAÇÃO

Informar a localização do evento referido na solicitação, optando por informar as coordenadas do centro do evento ou selecionar um dos aeródromos listados.

Ao optar por inserir as coordenadas do centro do evento, preenche-las nos campos latitude e longitude (grau/min/seg) e raio (milhas náuticas)

Ao optar por um dos indicadores de localidade relacionados, automaticamente as coordenadas do aeródromo serão preenchidas nos campos latitude e longitude. Nesse caso, somente digitar o raio (milhas náuticas) e avançar para o próximo passo.

PASSO 3 – VIGÊNCIA

Informar a data e hora de início de efetivação da informação; ou caso
haja necessidade de a informação ser efetivada imediatamente, clicar no botão
“tornar início imediato”;

Informar a data e hora de fim de validade; ou caso haja necessidade de tornar a informação permanente, ou seja, inseri-la em Publicação Aeronáutica, selecionar esta opção.

Importante: é possível adicionar quantos intervalos de dias e horários precisar para descrever perfeitamente a duração do evento clicando no botão “adicionar” no campo dias e horários, conforme tela a seguir

PASSO 4 – INFORMAÇÃO

Inserir no campo texto a informação e dados a serem divulgados de forma
clara e objetiva;

Inserir os metadados relacionados à informação ou dado a ser divulgado,
conforme TCA 53-2/2019;

Os metadados a serem informados devem ser:

Comuns

        Caro usuário, quanto aos metadados comuns enviar, nesse espaço, somente os IU EE3, EE4, EE6, EE7, EE8, EE9 previstos na TCA 53-2/2019, pois os demais já estão contemplados durante o cadastro e preenchimento de campos na ferramenta.

Por exemplo:

Específicos – a depender do dado enviado, conforme descritos a partir da
tabela 5.2 e os mencionados no item 6 da TCA 53-2/2019

Por exemplo: O sistema de referência utilizado na derivação das coordenadas (IU: FF1) Caso seja necessário, inserir no campo observações, demais informações úteis para demais etapas do SDIA até sua publicação.

PASSO 5 – ANEXO

Nesse passo, poderão ser anexados arquivos necessários para o processo de divulgação da Informação Aeronáutica.

Importante: Quando a SDIA se tratar de assunto que necessite do preenchimento de formulário específico, que não seja um webform, este deverá ser assinado e anexado, em formato PDF, à Solicitação.

PASSO 6 – RESUMO

Esse passo apresenta o resumo dos campos preenchidos para conferência antes do envio, solicita aceitação dos termos de uso e o originador confirma a veracidade de todas as informações preenchidas.

Importante: considera-se uma SDIA válida, aquela que possui um protocolo associado – este informado através do e-mail de confirmação e, desta forma, tornando possível posterior consulta ao Portal SDIA para verificação de seu status.

Esse artigo foi útil?

Artigos Relacionados