Como acessar e decodificar o Reporte de Condição de Pista?

O Reporte de Condição de Pista, pode ser acessado na AISWEB, de duas maneira.

Por meio do Painel RCR, conforme imagem abaixo, o usuário tem acesso aos reportes, com o mais recente sendo mostrado no topo da lista. Com o objetivo de facilitar ao despachante operacional de voo (DOV) a visualização de novas informações, a coluna Atualização indica a quantas horas o reporte foi feito, e os registros feitos a menos de 24 horas aparecem na cor verde.

Acesso ao RCR na aba Aeródromos


A outra opção de acessar o Reporte de Condição de Pista na AISWEB é na consulta por aeródromo do ROTAER. Para os aeródromos que possuem essa informação, o RCR é mostrado à direita da tela.

RCR exibido na consulta por aeródromos do ROTAER

Ao posicionar o mouse sobre as informações acima, é exibida uma legenda a respeito das do Reporte de Condição de Pista, de acordo com os seguintes dados:

Reporte RwyCC – sequência de três números/ cores que corresponde à descrição de superfície em cada terço da pista, na qual:

6 (verde) – seca (DRY)

5 (azul) – geada (FROST), molhada (WET), lama ou neve semiderretida (SLUSH), neve seca (DRY SNOW), neve úmida (WET SNOW). Até 3 mm de profundidade.

4 (roxo) – neve compactada (COMPACT SNOW).

3 (amarelo) – molhada (WET), neve seca (DRY SNOW), neve úmida (WET SNOW). Mais de 3 mm de profundidade.

2 (alaranjado) – água empoçada (STANDING WATER), neve semiderretida (SLUSH). Mais de 3 mm de profundidade.

1 (vermelho) – gelo (ICE).
0 (preto) – gelo úmido (WET ICE), água sobre neve compactada (WATER ON TOP OF COMPACTED SNOW),  neve seca sobre gelo (DRY SNOW OR WET SNOW ON TOP OF ICE).

RBA – é o Reporte de Ação de Frenagem (Report Braking Action). Ao serem identificadas divergências entre o RCC e o RBA, um novo código poderá ser atribuído até que seja realizada uma nova avaliação das condições da superfície da pista. As informações geradas são salvas em uma base de dados, possibilitando análises posteriores.

O Reporte RBA corresponde às seguintes classificações:

Boa (GOOD) –  a desaceleração de frenagem é normal para o esforço de frenagem aplicado pelas rodas E o controle direcional é normal.

Boa para médio (GOOD TO MEDIUM) – a desaceleração de frenagem OU o controle direcional está entre Bom e Médio.

Médio (MEDIUM) –  a desaceleração de frenagem é perceptivelmente reduzida para o esforço de frenagem aplicado pelas rodas OU o controle direcional é perceptivelmente reduzido.

Médio para ruim (MEDIUM TO POOR) – a desaceleração de frenagem OU o controle direcional estão entre perceptivelmente e significativamente reduzidos.

Ruim (POOR) – a desaceleração de frenagem é significantemente reduzida para o esforço de frenagem aplicado OU o controle direcional é significantemente reduzido.

Menos do que ruim (LESS THAN POOR) – a desaceleração de frenagem é mínima para o esforço de frenagem aplicado OU o controle direcional é incerto.

Como projeto piloto, o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba-PR, disponibiliza o RCR.

Com informações da ANAC.


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